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SEO – Fatores do Ranking Google em 2013

Neste  estudo produzido pela Search Metrics, empresa americana especializada em Search Engine Optimization, foram traçadas toda a relação dos principais fatores utilizados pelo Google para rankear as buscas orgânicas (buscas naturais, não pagas) em seu buscador em 2013. Foram analisadas cerca de 300.000 URLs no Google americano, e foi traçado um comparativo entre os anos de 2012 e 2013.

 

Principais fatores do ranking Google 2013:

Ter a palavra chave no domínio (www.palavrachave.com.br) e também em links perdeu bastante significância.

Apesar de ser realmente verdade, ainda acho que em muitos casos continua contando bastante.

O Google também tem trabalhado bastante para aprimorar os algoritmos a ponto deles favorecerem links naturais. Com isso o excesso de otimização de palavras chave em backlinks também deixará de existir.

Para entender os significados dos termos utilizados em Search Engine Optimization acesse o Dicionário de SEO

Exemplo:

Se você quisesse otimizar para rankear a palavra Honda Civic, você utilizaria muito essa palavra em links e backlinks. Antigamente se usava em excesso a ponto de incomodar a quem estivesse lendo. É exatamente isso que o Google e os outros buscadores não querem. Querem conteúdo relevante e natural

palavra chave googleImagem: Search Metrics

Marcas famosas possuem regras diferentes para o rankeamento.

As marcas possuem cada vez mais siginificância nas buscas. O Google de acordo com o estudo demonstra ter regras diferentes para as marcas, aceitando por exemplo links que poderiam ser considerados não naturais para outros tipos de sites.

 

As redes sociais tem cada vez mais importância

Social SEOImagem: Search Metrics

Esta é outra tendência que ficou ainda mais evidente em 2013.

Ter uma grande atividade nas redes sociais gera uma melhor classificação.

Conseguir muitas curtidas, tweets, pins e agora ainda mais importante do que nunca, é a interação com o Google Plus.

social seoImagem: Search Metrics

Conteúdo continua sendo Rei.

Escrever um bom conteúdo vai ser cada vez mais importante aos olhos do Big G.

De acordo com o estudo, o número de fatores importantes aumentou entre 2012 e 2013.

Em um artigo futuro falarei um pouco sobre o novo algoritmo do Google, o Hummingbird, e como ele afetou a geração de conteúdo.

Veja a lista de fatores:

SEO google

Imagem: Search Metrics

O número de backlinks também continua sendo muito importante

A grande mudança em relação aos backlinks, é que a diversidade de tipos e principalmente a qualidade deles, hoje são mais importantes do que a quantidade.

seo backlinksImagem: Search Metrics

Otimização On Page

A qualidade da experiência do usuário conta muito como fator SEO, por isso é muito importante otimizar o seu site para ter um tempo de carregamento o mais baixo possível. Ele também precisa ser responsivo (preparado para ser usado em celulares e tablets).

A forma como o conteúdo é escrito também é importante, assim como o uso das Tags H1, H2 e H3, principalmente. (Títulos e subtítulos).

Fique de olho nos erros de português, e melhore a experiência de leitura, utilizando parágrafos mais curtos.

Gráfico completo do estudo

SEO GoogleImagem: Search Metrics

Conclusão:

Esse foi o estudo produzido pela Search Metrics. Agora é esperar para ver quais serão as grandes mudanças para 2014.

Uma coisa é certa os algoritmos estão cada vez mais precisos, e também cada vez mais ligados com o que o leitor busca.

Por tanto procure escrever para os seus leitores, e somente depois pense em otimizar um pouco o SEO.

Sempre lembrando que conteúdo sempre será Rei!

Compartilhe as suas idéias sobre SEO nos comentários.

Grande abraço, e muito sucesso em 2014!

Elias Junior

 

Fonte: Search Metrics – SEO Google 2013

 

by Elias Junior

Empreendedor Web e gestor de E-Commerce e do blog Faturando.com.br. Com formação em Gerência de E-commerce e Marketing Digital pela E-commerce School.

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