Assinar Receba o Nosso Conteúdo Atualizado. Clique Aqui Para Receber.

GLOSSÁRIO DO MARKETING DE REDE

Palavras como Upline, Downline, Binário, Back Office, Derramamento, entre várias outras te assustam?

No mundo do Marketing de Rede encontramos várias nunca antes vistas.

Para acabar com os sustos confira agora esse glossário com as principais palavras utilizadas no MMN.


GLOSSÁRIO DO MMN

glossario

Compilado, Desenvolvido e Aperfeiçoado por: Júlio Miranda.

ACOMPANHAMENTO – Ação que deve ser feita junto a seu novo candidato ao negócio, repassando novas informações e materiais para o mesmo estudar em casa, após ter ido a uma apresentação de negócios. Veja também “Follow-up”. Essas ações não podem ultrapassar mais do que 48h após a primeira apresentação.

ACONSELHAMENTO – Uma ação importantíssima nesse negócio, você deve se aconselhar com o seu patrocinador diariamente ou semanalmente, afim, de obter melhores orientações para desenvolver o seu negócio. Caso o seu patrocinador não possa lhe oferecer este aconselhamento, procure um upline mais próximo.

ACUMULAÇÃO DE PONTOS – Isto só existe em alguns planos de compensação, onde os pontos sobre os quais você não foi pago acumulam para o próximo mês ou semana, dependendo do plano da companhia.

AFILIADO – É o mesmo que um patrocinado direto, um distribuidor de primeira linha cadastrado por você, veja também “downline”

AFTER-MARKETING – É o acompanhamento pós venda e pós-recrutamento. É utilizado por muitas empresas onde as mesmas costumam acompanhar os seus distribuidores desde o inicio em que ingressam na companhia.

ALAVANCAGEM – É um termo usado quando você se “alavanca” recebendo bônus maiores e contínuos, renda residual. Quando você passa a formar novos líderes em sua organização.

AUTO-GIRO – Produtos que se vendem facilmente.

ÂMBITO DE PAGAMENTO - São os níveis em sua organização aonde você pode receber comissões.

ÁREA RESTRITA - É a parte do site da empresa aonde só os distribuidores podem acessar e ver o gerenciamento do seu negócio, para acessar sua conta, você deve ter em mãos o ID e SENHA.

ASSOCIADO – É o termo utilizado para identificar um novo membro da empresa, “ele é o mais novo associado da empresa X”. Geralmente, é utilizado por empresas que não tem produtos físicos, como serviços, clube de afiliados e outros.

ATIVO – Um distribuidor ativo é um distribuidor que fez seu pedido de produtos ou vendeu a quantia exigida pela empresa para se manter ativo no negócio e geralmente, qualificado a receber suas comissões.

ATIVIDADE PESSOAL – É a compra para venda ou consumo individual de produtos necessário para manter o seu negócio e estar ativo.

AUSTRALIANO (Ou Binário australiano) – É um plano de compensação, utilizado por algumas empresas onde o distribuidor não ganha nada dos 2 primeiros diretos que põe no negócio, esses sobem para o seu patrocinador e você passar a ganhar a partir do terceiro. Este plano é as vezes criticado por alguns tendo em vista que geralmente os seus primeiros associados são parentes e familiares, isso dificulta o andamento do negócio.

AUTO-ENVIO (Auto-ship) – Parte importante do negócio. É um sistema utilizado por muitas empresas onde o distribuidor faz um pedido pré-programado em que a empresa enviará mensalmente para sua casa, assim o mantendo sempre ativo no negócio. É a sua compra mensal ou semanal, dependendo do plano de compensação de sua companhia.

AVANÇO DE TÍTULO – É quando um distribuidor se qualifica para um nível superior no plano de carreira da companhia, quando ele atinge um nível maior do que o anterior.

BABY BOOMERS – Termo bastante usado por distribuidores de empresas do bem-estar. Refere-se aos indivíduos que nasceram a partir da segunda guerra mundial, são os indivíduos que hoje possuem o maior poder de compra e consumo.

BACK-OFFICE – Seria o mesmo que VIRTUAL OFFICE ou ESCRITORIO VIRTUAL. É onde você pode acompanhar todo o desempenho de sua organização e verificar os seus bônus. Para acessar geralmente precisa ter ID e SENHA.

BENEFICIOS – Geralmente, são os bônus pagos por sua rede de distribuidores, podem ser bônus de liderança tais como bônus de carro, viagens, seguros e outros.

BEST-SELLER – Livros, CDs ou DVDs  que tiveram um grande sucesso em vendagens.

BREAK-A-AWAY – É um termo usado aos distribuidores que estão subindo de qualificações e se emancipando na rede nos planos de compensações mais antigos.

BINÁRIO – É um plano de compensação usado por grandes empresas hoje em dia, onde você constrói duas, organização abaixo de você e ganha porcentagens sobre as mesmas, geralmente sobre a de menor volume. Após atingir o topo das qualificações do plano de carreira você adquire o direito de abrir novos centros de negócios e se re-patrocinar na rede, obtendo maiores ganhos. Este plano teve seu surgimento nos EUA no final dos anos 80 e chegou ao Brasil no inicio dos anos 2000, o plano Binário trouxe algumas aspectos revolucionários para a indústria como a possibilidade de ter vários centros de negócio já citado, os bônus geralmente, são semanais e a possibilidade de ter ajuda direta de sua linha ascendente que por sua vez derrama pessoas em sua organização.

BINÁRIO HIBRIDO – Este plano de compensação é uma “mutação” do binário convencional. Ele agrega valores essenciais dos planos mais antigos e break-a-away com o binário, passando a ter diversas possibilidades de ganhos não apenas na sua menor perna, como em toda sua organização até um determinado nível de profundidade. Geralmente é uma mistura de vários planos em um só, mais com a estrutura e idéia inicial do binário.

BONIFICAÇÃO – É toda forma de pagamento feita ao distribuidor, referente às comissões que o mesmo tem a receber no período de comissões de sua empresa. Este pagamento geralmente é feito em cheque ou depósito bancário.

BÔNUS - É o valor pago ao distribuidor, referente as percentagens que o mesmo tem direito pelo volume de sua organização durante o período de comissão.

BÔNUS EXTRA – Geralmente, são promoções feitas pelas empresas em um determinado período de comissão para os distribuidores que atingem a almejada qualificação. São bônus extras além dos bônus pré-determinados pelo plano de compensação da empresa.

BRIEFING – Pode ser considerado um evento regional com sessões de treinamento. Este termo também é usado para designar uma reunião “antes” das reuniões principais quando o pessoal de um grupo que vai participar revê a sua estratégia para não perder dos outros ou para fazer preponderar os seus pontos de vista.

BUY BACK – É o direito assegurado pelas empresas em relação à devolução dos produtos, (É o ato de devolver os produtos) geralmente se paga de 70% a 100% do valor do produto dependendo do seu estado de conservação.

BV (Bônus de volume) – É uma expressão alternativa para volume de pontos (PV) ou volume de negócios (BV). É um valor utilizado pelas empresas de marketing de rede para calcular as comissões.

BG (Bônus de grupo) - É o bônus que você recebe sobre determinados grupos de sua linha pessoal, isso varia dependendo do plano de compensação da companhia.

CADASTRO (Cadastramento) – É o ato de patrocinar/recrutar uma nova pessoa ao negócio.

CALL CENTER – É a central de atendimentos das empresas, geralmente, por um numero 0800. Se a empresa possuir um call Center 0800 é um forte indicativo de que o negócio tem estrutura.

CANCELAMENTO DE CONTRATO – É uma punição extrema utilizada pela empresa ao punir um distribuidor que infringiu alguma regra grave no contrato de políticas e normas da companhia. O distribuidor é expulso e tem seu contrato cancelado.

CANDIDATO – É o mesmo que prospecto. É um amigo ou um contato que você tem intenção de cadastrá-lo no negócio ou que já foi a uma apresentação e ainda não tomou uma decisão.

CAP ADJUSTMENT – Geralmente, é um ajuste feito pela empresa em seu plano de compensação para facilitar a qualificação dos distribuidores, assim obtendo um maior numero de distribuidores se qualificando a níveis relevantes todos os meses.

CARTÃO DE VISITA – É uma forma de prospecção muito usada por empreendedores de MMN. Um cartão onde você pode por os seus dados de contato e a descrição do seu negócio. Aonde você for deve distribuir seus cartões, assim aumentando a possibilidade de despertar a curiosidade ou o interesse de alguém.

CATÁLOGO DE PRODUTOS – É uma ferramenta de trabalho usada por muitas empresas onde os seus distribuidores divulgam seus produtos através de um catálogo com os produtos e os seus candidatos e clientes poderão consultar maiores detalhes sobre cara produto disponível para venda.

CENTROS DE NEGÓCIO – É o mesmo que centros de distribuição. São novas posições em sua organização, geralmente, isto é utilizado em planos binários.

CEO – Significa: chief executive officer. Fundador da companhia. É o cargo mais alto dentro de uma empresa.

CHAIRMAN – Se refere à Presidente, algumas empresas adotam este nome no plano de carreira.

CIRCULO DE INFLUÊNCIA – São as pessoas mais próximas a você e que constituem a sua lista quente de candidatos. São pessoas que podem ser influenciadas por você devido a sua credibilidade ou confiança que elas tenham em você.

CLIENTE PREFERENCIAL – É um sistema, utilizado por algumas empresas onde você cadastra pessoas para consumo próprio. A empresa fará toda logística e você ganhará bônus sobre isso. O Cliente preferencial não é um distribuidor.

COFFEE BREAK – Este nome é bastante utilizado em eventos semanais da companhia, refere-se a parada (intervalo) de uma palestra para outra, geralmente, é servido café e biscoitos para os convidados e distribuidores.

COLD CALL– São chamadas telefônicas há frio para pessoas que você conhece pouco ou que não conhece.

CONFERÊNCIAS – São reuniões realizadas pela internet ou por telefone (conferência telefônica) onde um palestrante se encarrega de apresentar a oportunidade da sua companhia para seus convidados e para os demais distribuidores.

COMISSÃO – Lucro pela venda do produto no varejo ou no atacado.

COMISSÕES LINEARES – É a comissão paga pelo volume num determinado nível especifico em sua rede.

COMPLIANCE – É o departamento de normas e regras da companhia.

COMPREENSÃO DINÂMICA – É um recurso utilizado por muitas empresas onde se elimina os distribuidores de sua rede que não estão ativos fazendo com que os ativos de níveis inferiores subam para níveis superiores, assim aumentando os seus bônus. Exe: Se você tem uma pessoa no terceiro nível que não está ativa, e uma no quarto que está ativa, esta sobe para o seu terceiro nível naquele período de qualificação apenas, assim você aumenta os seus bônus. É algo justo e praticado por muitas empresas hoje em dia.

CONTRATO DO DISTRIBUIDOR – É um termo de adesão onde o candidato ao negócio se compromete em representar os produtos da companhia e agir de acordo com suas normas. A rescisão do contrato/termo não implica em processo ou multa, você tem o direito de rescindir a qualquer momento que achar conveniente.

CONSTRUTOR DE NEGÓCIO – É um termo usado por algumas empresas para classificar os membros ativos e comprometidos com a companhia.

CONSULTOR – É o mesmo que distribuidor.

CONVENÇÃO – São grandes eventos realizados pela companhia a nível nacional ou internacional, onde os distribuidores recebem treinamentos adequados e motivação dos grandes líderes. Geralmente, são nas convenções que as companhias aproveitam para lançar novos produtos e promoções para turbinar o seu negócio. Um distribuidor ativo e consciente deve sempre fazer questão de participar de convenções.

CONVIDADO – Seria o mesmo que candidato. É uma pessoa que recebe um convite para assistir uma reunião sobre a sua oportunidade de negócio.

CONVIDADO VIP – É um termo que designa um distribuidor líder palestrante em eventos regionais da companhia.

CROSSLINE – São dois distribuidores que tem a mesma linha ascendente, porém, não são downlines e uplines, ou vice versa. São do mesmo grupo, porém em linhas diferentes. Linhas cruzadas.

CROSSLINING - A comunicação entre os distribuidores crossline ou a partilha de informações comerciais sobre outro distribuidor crossline. Esta prática costuma ser evitada pelas lideranças.

CROSS SELLING –Termo inglês para venda cruzada.

CROSSOVER MOVE – São técnicas de conversação utilizadas na hora do recrutamento/fechamento com um candidato/prospecto ao negócio.

CUSTOMER RELATIONSHIP – É o departamento de relacionamento com o cliente da companhia.

CV – Significa comissão de volume. É a comissão paga sobre o volume de sua rede.

DATA SHOW - É o projetor multimídia que permite a visualização dos slides no telão nos eventos da companhia.

D.A – Distribuidor Atacadista.

DEGRAU POR DEGRAU (Step By Step) - É um plano bastante utilizado por empresas de marketing de rede, tendo em vista que foi declarado legal depois da guerra judicial envolvendo a amway em 1979. O plano concentra-se em vendas e na emancipação dos distribuidores sobre suas linhas ascendentes.

DERRAMAMENTO – É utilizado em planos como binários e matrizes forçadas. É quando um upline posiciona um novo cadastro abaixo de seus downlines já existentes na rede.

DIAMANTE – É um termo geralmente utilizado para designar um nível alto dentro do plano de carreira da empresa, geralmente é o topo da rede. Quando a empresa adota esse nome, geralmente, terá outros nomes de pedras preciosas para classificar os níveis, tais como: rubys, esmeraldas, safiras, Golds, pratas, bronze e etc.

DISTRIBUIDOR INDEPENDENTE– Alguém que assina contrato para representar uma companhia de marketing de rede e revender seus produtos ou serviços.

DISTRIBUIÇÃO - O processo de comercialização e fornecimento de bens e serviços.

DIVISÃO DE LUCROS – É um bônus destinado para líderes que atingem uma grande meta e líderes que possuem grandes cargos no plano de carreira da companhia. O nome deste bônus pode variar de empresa para empresa, como por exemplo: Bônus de liderança.

DOWNLINE – São todas as pessoas recrutadas por você ou por membros de sua equipe. Os membros da sua rede são conseqüentemente os seus downlines.

DUPLICADORES - São pessoas que se duplicam e formam suas próprias equipes e ensinam esses a formarem mais equipes.

DUPLICAÇÃO - O processo de replicação de distribuidores do negócio em sua rede/downline.

EDIFICAÇÃO – É o ato de edificar, promover as qualidades da sua linha ascendente e descendente.

EMANCIPAÇÃO – É quando o distribuidor ativo se qualifica para níveis mais altos no plano de compensação e passa a receber maiores bônus.  (Ver Break-a-away)

EMANCIPAÇÃO GRADATIVA – É o termo em português para o plano Break-a-away e (Degrau por Degrau). Os distribuidores que vão se qualificando para os títulos de elite vão se emancipando, fazendo com que seus patrocinadores percam os royalties ou parte deles oriundas de sua rede e você por se emancipar passa a receber bônus e premiações maiores da companhia. Geralmente, este plano é mais usado por empresas mais antigas com 20, 30 e algumas até com 50 anos.

EMPREENDEDOR – Termo usado para classificar um distribuidor no ramo de marketing de rede.

EMPRESÁRIO – Outro termo usado para classificar uma pessoa que atua com marketing de rede, tendo em vista que você será dono do seu próprio negócio.

ENDOMARKETING – São ações de marketing voltadas para o publico alvo da empresa.

ENGENHARIA DE REDE – É a arte do bom gerenciamento da sua rede e de criar estratégias, identificando as linhas de distribuidores mais fortes e fracas e podendo fortalecer sua rede da forma mais conveniente para você.

EQUIPE PESSOAL – É sua equipe pessoal de distribuidores. Aqueles, que você patrocinou, e que esses patrocinaram outros. Na maioria das empresas vai até 6 ou 7 níveis em profundidade na rede.

EQUIPE MAIOR E MENOR – Termos bastante usados em empresas de planos binários, onde você constrói duas pernas (equipes), sua meta é sempre tentar equilibrar as duas.

ESTOQUE DE PRODUTOS – Comprar produtos em grandes quantidades para obter maiores descontos e ter maiores ganhos na revenda dos mesmos.

ÉTICA - Estar em conformidade com os princípios, aceitos do certo e errado que regem a conduta de uma profissão, no caso o MMN.

EVENTO – É um encontro regional ou nacional com o intuito de reunir os distribuidores e levar convidados para conhecer a oportunidade da sua companhia.

EXPOSIÇÃO DE NEGÓCIO – Geralmente são reuniões semanais, cada empresa tem nomes diferentes para classificar essas reuniões, como por exemplo: AO, HOM, RO e Etc…

EXPULSÃO - É o mesmo que cancelamento de contrato. É aplicado para distribuidores que desobedeceram as normas de consulta da empresa.

EXTRAVAGANZA – É um termo usado por algumas empresas e refere-se a uma convenção de grande porte, pode ser regional ou nacional.

FEEDBACK – É um retorno de informação da platéia ou do convidado para o palestrante, assim tendo a certeza de que o mesmo está entendendo a apresentação.

FECHAMENTO – É o processo de direcionar o seu candidato a uma decisão, se irá optar por desenvolver o negócio ou não. Isto é feito após você tirar todas as duvidas do seu candidato.

FERRAMENTAS – É o mesmo que material de venda, treinamento ou prospecção. São artifícios de auxilio dentro do seu negócio, como CDs, DVDs, FOLDERs, CATÁLOGO e etc…

FESTA DE DEGUSTAÇÃO – É o mesmo que reunião caseira, este termo é usado por algumas empresas e tem o intuito do distribuidor fazer uma degustação dos produtos com os seus prospectos/candidatos.

FLIP CHART – É um pequeno quadro branco muito utilizado em reuniões caseiras e reuniões fechadas de treinamento.

FLUXO DE GANHOS – Nome alternativo para os bônus pagos em sua rede. Renda residual.

FOLOW UP – É o acompanhamento ao seu candidato após ele ter assistido uma apresentação da sua companhia. Deve ser realizado logo após a apresentação, em até 48h.

FRANQUIA PESSOAL – É um termo usado por profissionais de MMN para classificar o negócio, você adquire uma franquia pessoal da empresa.

FRONTLINE - Pessoas que você pessoalmente recrutou para ingressar em sua empresa. Não há ninguém entre você e eles na estrutura. (O Mesmo que direto) Linha de frente.

FRONTLOADING É quando há pressão para que o distribuidor compre produtos em grande quantidade á cima de sua capacidade de vender, geralmente isso é feito por patrocinadores ou lideres que estão prestes a se qualificar para um nível maior no plano de carreira da companhia. Isto é ilegal! As empresas oferecem garantia de devolução dos produtos caso for detectado uma situação semelhante na rede.

FULL-TIME – É quando o distribuidor passa a se dedicar integralmente ao negócio. Ele estará em full-time (tempo inteiro). Veja também “Part-time”

GERAÇÕES – É o mesmo que níveis. É a profundidade onde ficam seus distribuidores em sua rede. Exe: Você cadastrou João, então João é sua primeira geração. João cadastrou Pedro, então Pedro é sua segunda geração.

GERENTE – É um nome usado para classificar um nível nos planos de carreira de algumas empresas. Geralmente é um plano intermediário.

GO-GETTER – É um termo em inglês utilizado por uma conhecida empresa de MMN, significa uma meta. Você se torna um go-getter quando atinge esta meta, a meta pode ser a quantidade de vezes que você participa de reuniões, quantos novos cadastros você fez ou outras coisas. Isso pode variar.

GRUPO PESSOAL – O seu grupo de downlines pessoais, aqueles que ainda não foram “emancipados” ou que estão próximos a você na rede.

HEAVY HITTER – Termos em inglês usado para aquelas pessoas do mercado tradicional que tem grandes potenciais, como vendedores de destaque, administradores e etc.

HOME BASED BUSINESS – Negócios baseados em casa.

HOME MEETING – Termo em  inglês para  reunião caseira.

HOTEL MEETING – Reuniões em salas de hotéis alugados.

ID – É a sigla para numero de identidade, o mesmo que numero de registro. Todos os distribuidores de empresas de MMN possuem um ID para registrar novas pessoas ao negócio, é pelo ID que a empresa reconhece o patrocinador do novo cadastrado.

ÍNDICE DE PATROCÍNIO – É o índice de novos patrocínios realizados pela sua equipe num determinado período.

INDÚSTRIA DO BEM ESTAR É um termo bastante usado por pessoas que trabalham com empresas de produtos de beleza, saúde e nutrição. Esta indústria é reconhecida no mundo inteiro, cuida da qualidade de vida das pessoas por meios de produtos de alta qualidade.

INICIO DE LINHA – São os primeiros degraus do plano de carreira.

INTERNET MARKETING – É a forma de marketing utilizado na internet para vender produtos e aumentar a publicidade do seu negócio.

JANTAR DE NEGÓCIOS – Nada mais é do que uma apresentação de negócios. Porém, de uma forma menos convencional, ela é feita em restaurantes através de jantares promovidos pelos distribuidores.

JANTAR DE LIDERANÇA – Geralmente são realizados após um seminário ou treinamento, esses jantares é uma confraternização dos organizadores do evento, palestrantes e líderes regionais.

KIT DE ADESÃO – É o kit inicial que você recebe assim que se cadastra na empresa, geralmente vêm materiais explicativos, alguns produtos e o contrato de distribuição. Pode variar dependendo da companhia.

KIT DE PATROCINIO - É um kit adquirido pelos distribuidores. Geralmente, vêm ferramentas de prospecção e divulgação. Uma pasta com CDs e DVDs. Varia dependendo da companhia.

KNOW-HOW – Significa uma grande experiência em uma determinada área. Exe: (A empresa X tem um grande Know-How na área de perfumes)

LADRÕES DE SONHOS – É um termo usado para àquelas pessoas negativas que ficam falando mal do negócio para um novo distribuidor. Na maioria das vezes essas pessoas não conhecem o negócio a fundo, comentam apenas por “ouvir dizer” que alguém entrou e não deu certo. São os famosos ladrões de sonhos, fuja deles.

LATERALIDADE – É o numero de pessoas (linhas) patrocinadas diretamente por você na rede. Em matrizes abertas e planos break-a-away essa lateralidade é infinita, você pode cadastrar quantos quiser em sua primeira linha.

LEADS – É a geração de contatos automática, essa prática já é utilizada com freqüência nos estados unidos e começa a ganhar força no Brasil. Vale salientar que isto não é garantia de sucesso. É apenas uma forma de prospecção.

LÍDER – São os distribuidores referencia da região, aqueles participativos que sempre apóiam os demais distribuidores. São pessoas admiradas pela organização, seguidas. Exemplos a serem seguidos.

LIFETIME - Uma quantia em dinheiro paga regularmente como um benefício de aposentadoria para grandes líderes.

LINEAR – É um plano de compensação que sua estrutura é formada por linha de chegada, quem entrar primeiro se beneficia e fica no topo da estrutura. Este plano não visa á construção de rede e é questionado com freqüência devido o seu aspecto duvidoso, é usado tradicionalmente por empresas baseadas em internet, se salva raras exceções.

LINHA ASCENDENTE – São as pessoas que estão, há cima do seu patrocinador, incluindo ele. Geralmente, são os líderes do seu grupo.

LINHA CRUZADA – São distribuidores da mesma empresa que fazem parte de linhas de patrocínio diferentes.

LINHA DESCENDENTE – São todas as pessoas que estão abaixo de você, seus downlines.

LINHA DE FRENTE – O mesmo que Frontline. É todos aqueles patrocinados por você diretamente.

LINHA DE PATRCINIO – É a sua linha pessoal de distribuidores.

LISTA FRIA – É a lista de candidatos que você não tem contato com freqüência. Também chamado de mercado frio.

LISTA QUENTE – É a lista de candidatos que você conhece pessoalmente, essa lista deve ser feita assim que você entra no negócio.

LUCRO DE REVENDA – É o lucro obtido no varejo, é a porcentagem ganha por você na venda realizada.

LUCRO DE ATACADO – Em algumas empresas este bônus refere-se as vendas de produtos para seus próprios downlines.

MAILING – É uma lista de nomes de futuros e possíveis clientes ou prospectos.

MANUAL – É uma cartilha do distribuidor. Contém informações importantes como as formas de bônus, os procedimentos legais e muito mais, Varia dependendo da companhia.

MARKETEIRO – É o termo que designa uma pessoa que trabalha com marketing. No marketing de rede este é um termo pejorativo que serve para classificar aquelas pessoas que constantemente mudam de empresa, pessoas sem foco e que na maioria das vezes agem com falta de ética. Encara o multinível como loteria e não como uma profissão.

MARKETING BOCA A BOCA – Estratégia de divulgação de uma empresa no mercado. Inclui muitas vezes distribuidores, que são recompensados por fazerem este trabalho. Indicar os produtos e serviços da empresa aos amigos e familiares. Esta estratégia é utilizada também no mercado tradicional e também serve para designar o modelo de negócios do marketing de rede.

MARKETING DE ATRAÇÃO – É uma técnica de prospecção (atrair candidatos) usada principalmente na internet e que vem ganhado força nos últimos tempos. Este tipo de estratégia pode ser usado com webdesites, blogs e etc.

MARKETING DE CONSUMO – É um termo utilizado para classificar uma empresa onde não existem metas ou cotas de vendas, onde o conceito seja do auto-consumo próprio. Criar uma rede de consumidores.

MARKETING DE REDE – Nome traduzido do inglês para Network Marketing. É o mesmo que Marketing Multinível. Canal de distribuição de produtos e serviços no mercado.

MARKETING DE RELACIONAMENTO – Além de ser mais um novo para designar o modelo de negócios do Marketing de rede, refere-se ao trabalho de marketing voltado para o relacionamento com clientes e fornecedores. inclui em relacionar-se com outras pessoas e candidatos em potenciais para seu negócio. Este nome também é utilizado no mercado tradicional.

MARKETING DIRETO – É uma forma de contato direto entre a empresa e o cliente, como telemarketing e etc.

MARKETING MULTINÍVEL  - É um canal de distribuição onde os distribuidores são reconhecidos e premiados através de bonificações por recrutarem novos distribuidores e treiná-los para fazerem o mesmo.

MASTER – É um nome usado por algumas empresas para designar algum nível no plano de carreira, geralmente é um nível intermediário, existem outros tais como: Master Bronze, Master Prata e Master Ouro.

MASTER MIND – É um treinamento de alta Performance realizado por grandes líderes a nível nacional ou internacional.

MATRIZ ABERTA – É um plano de compensação que se configura por não existir limitações de numero de distribuidores em primeira geração (linha de frente) é um plano aberto.

MATRIZ FORÇADA – Plano de compensação onde existe um limite de lateralidade, pessoas que você pode cadastrar em primeira linha. Geralmente nesses planos o limite varia de 3 a 5 na primeira geração, a partir do sexto este já cairá em outras gerações abaixo que estiverem “livros” na estrutura da organização. Veja também “derramamento”.

MENTOR - Um conselheiro sábio e confiável ou professor. Um mentor geralmente tem uma participação grande no sucesso do que quem está ensinando. É crucial para seu sucesso no MLM de ter um mentor.

MERCADO QUENTE - Todos os clientes em potencial para o seu negócio a quem você conhecer pessoalmente, porque eles são membros da família, amigos ou colegas de trabalho.

MERCADO FRIO – Ambiente ou região com clientes e candidatos em potencial para seu negócio porém você não conhece ninguém pessoalmente.

MERCADO SATURADO – Significa que é o mercado tem muitos concorrentes, que todas ou boa parte das pessoas já o conhece.

MERITOCRACIA - É um sistema de governo ou outra organização que considera o mérito (aptidão) a razão para se atingir determinada posição. As posições hierárquicas são conquistadas, em tese, com base no merecimento e entre os valores associados estão educação, moral, aptidão específica para determinada atividade. Este termo adéqua-se perfeitamente ao marketing multinível.

METAS – É algo traçado e desejado por uma pessoa onde a mesma faz de tudo para alcançar o objetivo proposto pela meta. Marca a pessoa se posicionando no futuro, desejável e se esforçado para implementar as condições (objetivo). Uma meta não é a mesma coisa que um objetivo e vice-versa.

METAS DE GRUPO – É o mesmo que METAS, porém traçadas em grupo por uma equipe.

MIGRAÇÃO – Refere-se a mudança. É quando uma empresa muda suas estratégias ou plano, ou até mesmo quando um distribuidor muda de companhia.

MKR – Abreviatura para marketing de rede.

MR – Abreviatura para marketing de rede.

MLM – Abreviatura para Multi-Level Marketing (MMN em inglês)

MMN – Abreviatura para Marketing Multinível. É a abreviatura mais utilizada no Brasil para designar o nosso modelo de negócios.

MOMENTUM – É a fase de crescimento acelerado de uma empresa ou grupo de distribuidores motivados para alcançar um objetivo comum.

MONONÍVEL – É o plano que não constitui níveis, apenas o representante/distribuidor que revende os produtos para seus clientes sem a possibilidade de recrutar novos distribuidores.

MOSTRAR PLANO – Significa mostrar a sua oportunidade de negócio para mais pessoas.

MULTI-LEVEL – Múltiplos níveis em inglês.

MULT-LEVEL MARKETING – É o nome em inglês para Marketing Multinível.

MULTINÍVEL – Com freqüência o (Marketing Multinível) é chamado pelos profissionais da área como apenas Multinível, é um termo que classifica o modelo de negócios em que atuamos.

NÃO QUALIFICADO – É um termo usado para descrever um distribuidor que já atingiu um determinado titulo. Porém, não manteve o mesmo. Ou, Não se qualificou para determinado bônus.

NETWORK – Termo inglês que significa REDE.

NETWORKING – É uma rede de contatos, rede de amigos.

NETWORK MARKETING – É o termo em inglês para Marketing de Rede.

NEWSLETTER – É um boletim informativo

NÍVEIS - A estrutura do segmento vertical de um plano de compensação de MLM. Uma pessoa que você recrutar pessoalmente está em seu primeiro nível. Quando alguém em seu primeiro nível recrutar alguma outra pessoa, essa pessoa está em seu segundo nível. Eles recrutam alguém que está em seu terceiro nível, e assim por diante.

NÍVEL – Pode designar um título (ele está no nível x do plano) e refere-se também ao nível em profundidade na rede onde você e seus distribuidores se encontram.

NÍVEL DE COMISSÃO – É o nível ou níveis onde você recebe comissões de sua equipe. Stairstep.

NÍVEL INFERIOR (Downline level) – Refere-se a um distribuidor que está abaixo de algum outro distribuidor, caso este seja você então ele será o seu downline. Todos os seus downlines estão no nível inferior da sua organização.

NÍVEL SUPERIOR (Upline level) – Refere-se às pessoas que estão em sua linha ascendente.

NM – Abreviatura para Network Marketing.

NÚMERO DE REGISTRO – É o mesmo que ID. É o seu numero de identificação na empresa.

ORGANIZAÇÃO – Significa rede. Todos os distribuidores de sua downline  são conseqüentemente membros de sua organização.

OVERRIDES – São bônus pagos a você por sua organização ou meta atingida, numa empresa legítima de MMN os overrides só podem ser pagos através de vendas e não de adesões. Override também pode ser chamado de royalties por algumas empresas.

OVERPRICE É o bônus pago através de novas entradas de pessoas na rede (lembrando que isto é ilegal caso o investimento do novo membro tenha sido apenas no kit de adesão e não em produtos) A empresa só deve pagar bônus quando se movimenta produtos.

OPEN – É o nome dado a reuniões de negócio. Open significa (ABERTURA) abertura de negócios. Geralmente é semanal ou mensal.

OPPORTUNITY MEETING – É o termo em inglês para oportunidade de negócios geralmente realiza em hotéis.

PADRÃO – É formas de trabalho testadas e aprovadas por distribuidores de sucesso e que visam ser seguidas para maximizar o sucesso dos novos distribuidores. Pode também ser chamado de padrão de sucesso. Este “padrão” varia dependendo da companhia e dos líderes da mesma.

PAGAMENTO - O percentual de receita total de uma empresa que paga para os distribuidores, na forma de substituições, comissões e bônus. Dependendo do plano de compensação da empresa este pagamento pode ser feito semanalmente, quinzenalmente ou mensalmente.

PASTA DE NEGÓCIOS – É o mesmo que kit de patrocínio, ou kit de adesão. O distribuidor adquire logo que entra na empresa, na pasta contém informações valiosas sobre como construir o negócio da maneira correta.

PATROCINADOR – É o distribuidor que cadastra um novo distribuidor ao negócio, assim ele é chamado de patrocinador. Você é o patrocinador dos seus downlines de primeira linha.

PATROCINAR – É o ato de cadastrar/afiliar uma nova pessoa. Você está patrocinando um novo membro.

PATROCÍNIO RESPONSÁVEL – É quando a pessoa que cadastrou um novo distribuidor dá o treinamento começando no negócio em até 48h, significa que ele é um patrocinador responsável e que irá sempre apoiar seus downlines da maneira correta.

PART-TIME – Significa que o distribuidor desenvolve o negócio em meio período, em tempo parcial. Veja também “Full-time”

PERNAS – São chamadas também de pernas as linhas de patrocínio abaixo de você. Cada perna é um novo grupo de distribuidores.

PERNA INTERNA – Este termo é utilizado geralmente em planos binários. Refere-se à perna de patrocínio oposta aquela perna em que você recebe derramamento.

PERNA EXTERNA – Termo utilizado para designar a linha de patrocínio externa, há ultima da direita ou da esquerda na sua lateralidade. Este termo é bastante usado em planos binários.

PIN – É um emblema ou distintivo de lapela para identificar os distribuidores em seus respectivos níveis no plano de carreira da companhia. O Pin é um reconhecimento, cada nível/título do plano de carreira possui um PIN diferente.

PIRAMIDE – Atividade ilegal que não corresponde ao Marketing multinível que por sua vez é legal perante as leis. Um esquema em pirâmide não movimenta produtos e o foco é apenas em recrutamento de novas pessoas onde o dinheiro sempre ficará com quem está no topo da estrutura piramidal. No Multinível os distribuidores que são downlines de outros podem superá-los em rendimentos, ou seja, independentemente da posição na empresa as pessoas podem obter rendimentos diferentes de acordo com os seus esforços pela venda de produtos e serviços.

PLANO DE AÇÃO – É uma estratégia de marketing e vendas adotadas por lideres ou por companhias, cada companhia pode adotar um plano de ação diferente, o objetivo sempre é maximizar os negócios de seus distribuidores.

PLANO DE COMPENSAÇÃO – É a forma pela qual o distribuidor é pago pela empresa de MMN, Também chamado de plano de bonificação ou plano de remuneração. Existem dezenas de planos diferentes, cada um possui uma matemática diferente, você deve estudar bem o plano antes de decidir ingressar na companhia.

PLANO DE MARKETING – É a estratégia de venda da empresa, além de seus treinamentos, incluindo o plano de carreira. Há uma diferença grande entre plano de compensação e plano de marketing. Compensação é a formas que nós somos pagos, Marketing é como nós vendemos (trabalhamos).

PLANOS HIBRIDOS – São os planos de compensação que possuem características de diversos outros planos diferentes misturados em um único plano. Geralmente são planos complexos de serem entendidos.

POLÍTICA DE REAQUISIÇÃO – É o termo em português para frontloading, é a política de devolução de produtos. Esta pratica é assegura por lei na maioria dos países.

PONTOS – É a unidade de conversação que as empresas utilizam para calcular o montante do bônus pagos aos distribuidores. Tudo o que você comercializa como distribuidor é gerado pontos, e é sobre esses pontos que você é pago ao final do período de comissão.

PONZI – Uma operação de investimento fraudulenta que envolve o pagamento de rendimentos anormalmente altos (“lucros”) aos investidores fora do dinheiro pago pelos investidores subseqüentes, em vez da receita líquida gerada por qualquer negócio real, o seu criador foi Charles Ponzi.

PORTFOLIO – É uma pasta ou algo similar, onde o distribuidor carrega todo o seu material de trabalho e apresentação, além dos produtos.

PRÉ-MARKETING – É o período de pré-lançamento de uma companhia em um determinado mercado este período chamamos de pré-marketing.

PRESIDENTE – É um titulo de destaque no plano de compensação de algumas empresas, é equivalente a DIAMANTE.

PROFUNDIDADE – É há distância na organização medida em gerações (Níveis) abaixo em sua rede.

PROSPECT – Termo em inglês para prospecto.

PROSPECTO – É o mesmo que candidato. É uma pessoa que você já começou o processo de apresentação do negócio mais que ainda não se tornou uma distribuidora.

PROSPECTAR – A Prospecção é o ato de se relacionar com novos candidatos em potenciais para seu negócio.

PV – É abreviatura de Pontos de Volume.

QUADRO DE SONHOS – É uma técnica utilizada por lideres de determinadas empresas onde o distribuidor cola fotos de coisas que ele almeja alcançar na vida como carros, lanchas, mansões e etc. E as põe num quadro assim forçando a lembrar-se desses desejos diariamente, envolve lei da atração.

QUALIFICAÇÃO – Um distribuidor que atinge determinada qualificação. É o mesmo que título, no caso ele estaria se qualificando para um novo título ou uma nova meta para premiações e bônus extras.

QUALIFICADORES – Geralmente são regras no plano de compensação que deixa um pouco mais rígido (difícil) bater a qualificação para receber o volume de grupo, como por exemplo, ter 5 linhas de executivos ou gerentes pessoais para receber um determinado bônus.

QUALIFICAR LISTA – É o ato de apontar e separar os candidatos que tem mais potencial na sua lista de contatos, esta pratica deve ser feita pelo novo distribuidor em até 48h.

RALLY – É o termo usado por algumas empresas e refere-se a grandes convenções regionais ou nacionais.

RAMIFICAÇÕES – Refere-se à linha de patrocínio, o mesmo que pernas.

RANKING – É o termo que se refere aos níveis do plano de carreira da companhia. O nome desses níveis/Títulos pode varia dependendo da empresa, geralmente levam o nome de pedras preciosas como Diamante e Esmeralda.

RATEIO – É a divisão de bônus e premiações pagos pela empresa, dividido pelos distribuidores.

RETAIL PROFIT – É o termo em inglês que se refere à diferença de preço que você compra no atracado e revende no varejo. É o lucro de varejo.

REBAIXAMENTO – É quando um distribuidor não atinge o volume suficiente para se manter qualificado ao seu nível, então ele é rebaixado para um nível inferior. Vale salientar que esta pratica acontece apenas em algumas empresas, em outras não existe o rebaixamento, quando a pessoa atinge um determinado título ele não perde mais o titulo, mesmo que o volume de sua rede não corresponda o titulo em questão.

RECONHECIMENTO – As empresas reconhecem com prêmios, viagens e bônus extras os distribuidores que se qualificam para novos títulos. Sempre que se atinge um Novo título ele o distribuidor é reconhecido de diversas formas e também recebe um PIN referente ao titulo atingido.

RECRUTAMENTO – É o ato de cadastrar uma nova pessoa ao negócio.

RECUPERAÇÃO – Existe apenas em empresas onde o distribuidor pode ser rebaixado, é uma promoção para que os distribuidores rebaixados de nível possam recuperar o seu título anterior.

REDE – É a estrutura formada por pessoas que foram recrutadas a partir de um distribuidor. Todas as pessoas que estão abaixo de você conseqüentemente estão em sua rede.

REMANEJAMENTO – O Remanejamento ocorre quando um distribuidor muda de posição na rede, isto só é possível através de uma solicitação feita à empresa que será avaliada a questão e se possível a autorização para o remanejamento.

RENDA EXTRA – É um termo usado pelos empreendedores de MMN para atrair novos candidatos, tendo em vista que é possível obter renda extra, trabalhando com uma empresa de MMN.

RENDA RESIDUAL – A renda residual é o oposto da renda linear ou renda comum, onde você ganha exclusivamente pelas horas/dias em que trabalha. Na renda residual você poderá ganhar dinheiro continuamente, no futuro, pelo trabalho que você faz hoje, mesmo que você não esteja trabalhando ativamente. É o mesmo que os royalties que os autores de livros recebem pelas vendas dos mesmos.

RENOVAÇÃO – É uma taxa anual cobrada pela maioria das empresas para custear os custos operacionais e identificar os distribuidores inativos que ainda pretendem desenvolver o negócio.

RETENÇÃO – É quando os novos distribuidores permanecem no negócio por muito tempo, retenção significa novos líderes se formando e um negócio consistente. A cada semestre as empresas fazem levantamentos para verem a retenção dos distribuidores e costumam lançar promoções para aumentar esta retenção.

REPRESENTANTE - Também conhecido como associado, distribuidor independente, etc Mas, independentemente do termo utilizado pela empresa, um representante é nada mais do um distribuidor que assinou contrato ele passa a se tornar um representante da marca, dos produtos.

REUNIÃO ABERTA – É uma reunião de negócios aberta a convidados, geralmente é realizada semanalmente.

REUNIÃO DE TREINAMENTO – É uma reunião convocada pelos líderes ou pré-programada onde se é realizado treinamentos para todos os distribuidores.

REUNIÃO DE LIDERANÇA – É uma reunião convocada pelos líderes onde o objetivo é discutir novas estratégias de vendas e técnicas para maximizar os resultados do negócio.

REUNIÃO FECHADA – É uma reunião caseira realizada pelo novo distribuidor que geralmente convida o patrocinador ou alguém da linha ascendente para apresentar o negócio a seus amigos e convidados.

REUNIÃO SEMANAL – São reuniões realizadas uma vez ou mais vezes durante a semana onde os distribuidores levam seus convidados para conhecer a oportunidade. Geralmente, cada grupo tem suas reuniões semanais.

ROLL-UP – Isto existe apenas em algumas empresas e Refere-se aos distribuidores que não se qualificam num determinado período de comissão, eles perdem o direito sobre suas linhas de patrocínio emancipadas de sua downline e estes direitos (bônus) passam para o primeiro qualificado na sua linha ascendente (o mais próximo a você). É parecido com uma compreensão dinâmica. Desta forma a empresa repassa os royalties do distribuidor (não qualificado) para o (qualificado) mais próximo.

ROTATIVIDADE – A rotatividade é medida pela quantidade de distribuidores que desistem do negócio (retenção) e pelos novos distribuidores que ingressam. A rotatividade é muito relativa, irá depender do plano, dos produtos, dos treinamentos, da filosofia da empresa, se existem metas altas de vendas ou não e etc.

ROYALTIES – São os bônus pagos referente à sua organização de distribuidores, refere-se há renda residual.

R.O – É uma sigla que significa reunião de oportunidade, muito usado por grupos de distribuidores, geralmente, são feitas semanalmente.

RUBY – É um nível de destaque no plano de carreira das empresas. Veja também “Diamante”

SAFIRA – Termo utilizado para designar um nível do plano de carreira, igualmente como “Esmeralda” “Diamante” “Ruby”.

SCRIPTS – É um texto padrão que devem ser seguido para maximizar os resultados do negócio. Geralmente, os scripts são desenvolvidos pela empresa ou pelos líderes e eles abordam situações cotidianas, como apresentar o negócio a um amigo ou vender o produto para uma determinada pessoa.

SEMINÁRIO – É um grande evento realizado uma vez por mês ou a cada três meses onde grandes líderes realizam treinamentos e apresenta a oportunidade do negócio. Nesses seminários também são reconhecidos os novos distribuidores que recém qualificaram para novos níveis no plano de carreira.
SIDELINE Termo em inglês que se refere à pessoa que está na companhia de MLM, mas não está ligada estruturalmente ou dentro da mesma linha de patrocínio.

SLOGAN – É uma frase curta e incisiva que serve para identificar uma empresa ou produto. Cada empresa costuma ter um slogan.

SINGLE-LEVEL – Termo em inglês usado para os planos de compensação onde o representante, só ganha em um nível.

SISTEMA DE TREINAMENTO – Refere-se a todos os materiais e eventos de treinamento oferecido pela empresa que tem o intuito de ensinar da maneira correta e motivar os seus distribuidores.

SITE PERSONALIZADO – É uma ferramenta onde ás empresas disponibiliza um site de prospecção com uma loja virtual para revenda dos produtos através do e-commerce.

SPAM – É uma pratica ilegal feita por distribuidores mal treinados por suas empresas ou patrocinadores, onde enviam centenas e milhares de emails sem a autorização dos destinatários acarretando aborrecimento e manchando a imagem da companhia.

SPONSOR – Termo que significa patrocinador em inglês. O seu patrocinador é também o seu Sponsor.

STACKING - É um termo inglês usado por empresas de marketing de rede para descrever a tentativa de um distribuidor para manipular a compensação no plano de marketing, colocando membros da sua família ou da família na estrutura de sua downline.  É mal visto, e as empresas têm regras que são destinadas a desencorajar esta prática.

STAFFING – Significa colocar/estar com as pessoas certas, no lugar certo.

STEP BY STEP – É o termo em inglês usado para designar o plano convencional degrau por degrau utilizado por muitas empresas nas décadas de 60,70 e 80.

TAP-ROOTING – É o termo em inglês que se refere a pegar de referências de pessoas que não participa de sua empresa ou experimentar seus produtos.

TEAM – É o termo em inglês para equipe. Sua downline.

TELECONFERÊNCIAS – São conferencia por chamada telefônica geralmente com três ou mais participantes.

TESTEMUNHOS – São os depoimentos de distribuidores bem sucedidos com o negócio ou de clientes satisfeitos com os produtos ou serviços da companhia. Geralmente, esses testemunhos são feitos nos eventos e nos DVDs de apresentação.

TOPO – Significa sucesso, muito usado em frases como “Rumo ao topo”. O Topo é o ultimo estágio do plano de carreira de uma companhia. É o mesmo que “fim de linha”.

TRANSBORDAMENTO – É o mesmo que derramamento. Refere-se às pessoas que são colocadas na sua rede através da sua linha ascendente. Isto só ocorre em determinados planos de compensação.

TURNOVER – Termo em inglês para rotatividade.

TWO LEVEL-PLAN – É o termo em inglês para os planos de compensação onde o distribuidor só ganha até nos dois primeiros níveis de sua rede.

UM-A-UM – É a forma de apresentar a oportunidade individualmente para o candidato em vez de reuniões. É o dito marketing “corpo-a-corpo”.

UNILEVEL (Uninível)– Significa que o plano que tem níveis, o mesmo que mono-nível.

UPLINE – São todas as pessoas da sua linha ascendente incluindo o seu patrocinador.

UP SELLING – Significa ampliar as suas vendas.

VENDAS DIRETAS – É um sistema de distribuição que quebra os atravessados do mercado tradicional e liga o produto/empresa ao cliente através de representantes e distribuidores que fazem o papel de divulgação e venda no mercado.

VG – Sigla para volume de grupo.

VIP – Geralmente, é algum líder de prestigio devido aos seus rendimentos na companhia ou algum membro corporativo da empresa.

VOIP - É uma tecnologia de voz sobre IP, utilizada por muitas empresas da área, geralmente para dar suporte aos seus distribuidores. Algumas outras comercializam essas ligações em rede, com freqüência surgem novas empresas do tipo e com uma freqüência maior ainda essas mesmas desaparecem.

VOLUME DE GRUPO – É o total de pontos (PV) de sua organização pelos quais você será pago.

VOLUME DESIMPEDIDO – É o volume de vendas da sua rede sobre o qual você é pago, no break-a-away isto significa o volume de vendas sobre as linhas que ainda não se emanciparam.

VOLUME PERDIDO – Isto ocorre em empresas degrau por degrau onde você não ganha os volumes dos grupos (linhas de patrocínio) emancipados.

VOUCHER – É um comprovante, guia ou ficha de lançamento. Geralmente, deve ser apresentado nos eventos da companhia.

VP – Sigla para Volume Pessoal.

WARM LIST – É o termo em inglês para lista quente.

WARM MARKET – É o termo em inglês para mercado quente.

WEB TRAINING – É o termo em inglês para treinamentos na internet. Hoje é utilizado por muitas empresas através de salas onlines de conferência e outras tecnologias.

WISHLIST – É o termo em inglês para lista de desejos. É bastante usado em treinamentos motivacionais.

WORKSHOP – Geralmente, são eventos e oficinas, onde è exposto os produtos e a oportunidade de negócio.

Este Glossário pertence à “BIBLIOTECA DO MMN”. Retirado do site: JulioMiranda.com.br

Obs: Julio Miranda é um grande nome do Marketing de Rede Brasileiro. Possui o título de Duplo Diamante na empresa Monavie.

Espero que esse glossário possa lhe ser útil.

Grande abraço e sucesso,

Elias Junior

Links úteis:

check05  O Que é Círculo dos Milionários

check05  Fature em Euros com Seu -Blog- Cadastro Grátis

by Elias Junior

Empreendedor Web e gestor de E-Commerce e do blog Faturando.com.br. Com formação em Gerência de E-commerce e Marketing Digital pela E-commerce School.

0 comments… add one

Leave a Comment

Next Post:

Previous Post:

Google+