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A Farsa da Black Friday – Dados Impressionantes da Provar

Não Foi difícil de enxergar que a nossa Black Friday Brasileira foi uma farsa. Mas os dados obtidos pela pesquisa feita pela Provar – Programa de Administração de Varejo são impressionantes!

Fonte: www.provar.org

 

Levantamento feito pela Provar sobre a Black Friday no Brasil

A pesquisa foi feita em 12 grandes lojas virtuais e físicas, onde foram analisados cerca de 1728 produtos entre eletrodomésticos, eletrônicos, equipamentos de informática etc..

Ficou comprovado que nos 2 dias anteriores a Black Friday que “aconteceu” no dia 23 de novembro custassem cerca de 8,5% a mais do que se comparado ao período de 12 a 20 de novembro. Na Black Friday a alta foi em média de 0,6%.

Segundo o presidente do conselho da Provar e responsável pela pesquisa Claudio Felisoni foram analisados os preços apenas de produtos idênticos, o que comprovou que de fato não houve promoção.

A pesquisa ainda apontou que houve uma queda nos preços médios dos produtos avaliados entre os dias 26 e 30 de novembro. Uma média de o,29% de queda.

Levand em consideração o número de itens e não de média de produtos o aumento foi em cerca de 600 itens. Cerca de 34,7% tiveram seus preços aumentados nos dias que antecediam ao Black Friday.

No dia do evento apenas cerca de 2,8% ou 48 produtos tiveram realmente uma queda nos preços, 5,1% ou 88 produtos tiveram alta e 92,1%, equivalente a 1592 produtos mantiveram o mesmo valor.

 

Consumidor Brasileiro na Black Friday

 

Nós consumidores brasileiros estamos ficando mais espertos, visto a quantidade de piadas que surgiram pela Internet e principalmente o número recorde de reclamações enviadas ao Procon.

 

Black Friday

 

Resultado da Black Friday no Brasil

Se as empresas esperavam grandes lucros, algumas delas podem ter de desembolsar quantias razoáveis caso o Procon não considere suas justificativas.

Processos administrativos com multas em torno de R$ 450 mil a R$ 6,5 milhões. A reincidência poderá gerar punições mais severas, como a suspensão do site e vinda a público para desmentir o que informaram de forma incorreta ao consumidor.

Até quando nós vamos ser enganados no Brasil?

Grande abraço,

Elias Junior

 

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by Elias Junior

Empreendedor Web e gestor de E-Commerce e do blog Faturando.com.br. Com formação em Gerência de E-commerce e Marketing Digital pela E-commerce School.

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